Câncer de mama masculino

Detectado mais em mulheres, o câncer de mama pode atingir a ala masculina muito mais do que se pensa.

É raro. Mas é possível, um homem ter câncer de mama. Por não ter seios como as mulheres, muitos nem imaginam que a doença pode atingi-los. Apesar das estatísticas apontarem que há um homem portador para cada cem mulheres no Brasil, o diagnóstico precoce e a quebra de preconceitos facilitam o tratamento e aumentam as possibilidades de cura.

Na fase do tumor benigno, ele pode ser confundido com doenças como a ginecomastia, que é o aumento da mama. Isso porque os homens têm glândula mamária, apenas elas são atrofiadas. O uso de anabolizantes, hormônios e terapia de reposição hormonal muscular convencional podem impedir um diagnóstico claro da doença e até mesmo a desenvolvê-la

Os sintomas do câncer de mama masculina são, praticamente, os mesmos apresentados por pacientes mulheres. Ou seja, podem ser encontrados nódulos sem dor na região mamária ou até mesmo uma ferida na aréola ou mamilo que não cicatriza.

Sabemos que esta patologia é mais freqüente na faixa entre 50 e 65 anos de idade, ou seja, 10 anos mais tarde que a média de idade das mulheres.

Casos de câncer de mama na família, obesidade e tratamento hormonais prolongados são considerados fatores de predisposição à doença, segundo os médicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s